Diante da pandemia causada pelo Novo Coronavírus, vírus causador da Covid-19, um dos assuntos que mais tem se falado ultimamente é sobre investimentos. Afinal, esse é o momento certo para investir em imóveis?

O investimento imobiliário é considerado um dos mais seguros, visto que, representa um bem físico e oferece diversas possibilidades para negociação. Além disso, financiamentos bancários e negociações com construtoras podem resultar em diferentes maneiras de facilitar o pagamento, ainda mais diante do cenário que vivemos. 

A pandemia mostrou seus reflexos sócio-econômicos como o fechamento do comércio e empreendimentos que não são considerados essenciais. No entanto, investir em imóveis ainda é um excelente negócio e você entenderá o motivo, no artigo a seguir. Confira!

 

É seguro investir em imóveis na pandemia?

O fácil acesso a produtos de investimentos e a mudança do patamar da taxa básica de juros têm gerado uma revolução na forma como o brasileiro cuida do próprio dinheiro nos últimos tempos. 

Contudo, a crise gerada pelo Novo Coronavírus levantou algumas incertezas como se esse é o momento para investir em imóveis. Para respondermos essa pergunta, é preciso analisar algumas questões relacionadas à esse tipo de investimento. 

Segurança

As crises econômicas não são exclusivas dos tempos atuais, muito menos acontecem sempre devido à doenças, como é o caso da Covid-19. Em todos os cenários de incerteza, investir em imóveis é uma das formas mais seguras de aplicação do dinheiro.

Considerado muitas vezes um bom investimento para aqueles com perfil conservador, os imóveis oferecem maior estabilidade se comparados, por exemplo, a investimentos como ações na bolsa e fundos de investimento, com recentes quedas diárias.

Os imóveis ainda são bens que, mesmo em tempos de crise, valorizam-se com o passar do tempo. Ou seja, ainda que o mercado passe por baixas, o valor dos imóveis tem como tendência se recuperar. Além disso, quando o tema é uma propriedade pessoal, há sempre segurança jurídica.

Preços

Outro ponto positivo de investir em imóveis durante períodos de crise como o que vivemos, é o valor. O investidor tem a chance de realizar uma negociação que seja ainda mais interessante para ambos os lados. As oportunidades em situações adversas, como a atual, devem ser muito bem aproveitadas.

Retorno

Apesar das inúmeras formas de investimento, a poupança ainda é a aplicação mais popular e corriqueira na vida dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 7 em cada 10 pessoas guardam dinheiro em poupanças. Entretanto, especialistas no ramo econômico garantem que essa não é a melhor forma de investir o dinheiro.

Isso porque, no ano de 2019, o rendimento total da poupança foi de 4,62%. No primeiro mês de 2020, ela rendeu menos que 0,3% de acordo com dados do relatório Focus, do Banco Central. Com essa conta relativamente simples, podemos notar que investir em imóveis é um caminho mais seguro.

Futuro

Quando se pensa no futuro, o perfil conservador do investidor de imóveis é ainda mais importante. Ao investir em imóveis em tempos de crise, investe-se pensando no próprio futuro, e também de sua família.

 

Oportunidade de bom negócio em setor imobiliário

Atingindo todas as camadas da população mundial, a pandemia causada pelo Novo Coronavírus também acometeu a economia, principalmente no Brasil. Um dos pontos mais temidos pela necessidade do distanciamento social, principal forma sugerida pela Organização Mundial da saúde para evitar o contágio da Covid-19, é o desemprego relacionado ao fechamento do comércio e de alguns setores da indústria.

Entretanto, é nesse cenário que investidores e especialistas do mercado imobiliário apontam que, a mesma crise que coloca tensão no comércio, pode conceder ao investidor uma chance de realizar bons negócios. Para aqueles que contam com capital ou liquidez que seria investido no mercado financeiro, a melhor oportunidade é investir em imóveis. 

Em tempos de instabilidade econômica, muitos investidores acreditaram na alta da bolsa de valores no final de 2019 e tiveram parte de seus patrimônios reduzidos em até 51% com a chegada do Novo Coronavírus no país. Isso porque, dentro de 8 dias, houveram 6 circuit breakers (interrupção total dos trabalhos) na bolsa de valores brasileira.

Por outro lado, para quem procura investir em imóveis, a queda dos juros está a favor. Com os cortes sucessivos na taxa Selic o cenário mudou, direcionando os investidores para a busca de imóveis como uma forma rentável e segura de aplicar seu dinheiro. Alguns especialistas apontaram que, adquirir um imóvel em empreendimentos em construção, pode garantir uma valorização de até 40%. 

Você pôde entender que investir em imóveis focando no mercado imobiliário continua a ser uma das alternativas mais seguras e recomendadas, pois este setor é um dos que movem a economia no Brasil. 

Por esse motivo, aproveitar as oportunidades que surgem para comprar um imóvel enquanto o mercado está em baixa para vendê-lo futuramente, é sinal de um bom negócio.

Estas informações foram úteis? Então, confira também 8 dicas para aproveitar boas oportunidades na crise!

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ