Ainda que seja o sonho de boa parte da população brasileira, sair do aluguel é uma ação que deixa muitas pessoas preocupadas. No entanto, com a queda da Taxa Selic, trocar o aluguel pelo financiamento se tornou um grande negócio.

Claro que, comprar um apartamento é uma grande decisão que exige planejamento financeiro e organização. Se você deseja adquirir um bem como este, conquistando seu próprio imóvel e garantindo um patrimônio para sua família no futuro, o momento ideal é agora. 

A seguir, você vai entender como a Taxa Selic pode influenciar no momento de avaliar se realmente vale a pena trocar o aluguel por um financiamento imobiliário. Continue a leitura e confira!
 

Vale a pena trocar o aluguel por financiamento?

Para aqueles que moram em apartamento alugado, a variação de uma taxa chamada IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) pode ser constantemente motivo de preocupação.

Afinal, este índice é tradicionalmente utilizado para a atualização de contratos de locação de imóveis, e vem sofrendo grande disparada nos últimos tempos devido à alta do dólar. 

Atualmente, a o IGP-M é de 18%, tornando-se um grande problema para inquilinos que estejam iniciando ou renovando um contrato de aluguel. No entanto, para aqueles que buscam adquirir um imóvel por meio de financiamento, a notícia é muito boa, mesmo em tempos de crise.

Isso porque, com queda consecutiva, a Taxa Selic atingiu os menores valores da história em 2020, atualmente fixada em 1,90 % (a.a.). Entenda melhor como estes valores podem decidir se vale a pena trocar o aluguel por um financiamento. 
 

IGP-M 

O IGP-M é o indicador de variação de preços na economia brasileira. Por ser um país com grande impacto da inflação, esse valor serve como uma forma de verificar as mudanças relacionadas ao valor da moeda e em alterações de preços. 

Criado em 1940, é utilizado até hoje, visto que sua elaboração foi uma necessidade para utilizar meios confiáveis no acompanhamento da evolução de valores na economia. 

O IGP-M é usado para calcular o reajuste anual dos contratos de aluguel, considerando a variação acumulada nos últimos 12 meses. É segundo este índice que o valor do aluguel pode aumentar ou diminuir. Com essa taxa em 18%, a ideia de continuar morando em um imóvel de aluguel não é nada atrativa, visto que seu valor deverá ter um grande aumento. 
 

Taxa Selic

A Taxa Selic está em seu menor valor na história, em 1,90% (a.a.), e seu impacto na economia é amplo, visto que diversas operações bancárias são atingidas, mudando assim as decisões de compra e venda no mercado imobiliário

Diante deste valor da Taxa Selic, bancos e instituições financeiras se apresentam mais seguros ao oferecer taxas mais baixas para variados empréstimos, principalmente em financiamentos imobiliários. 

Com o crédito imobiliário mais barato da história, graças ao valor da Taxa Selic, bancos podem rebaixar suas próprias taxas, mantendo-se competitivos, e beneficiando aqueles que buscam o financiamento para adquirir um imóvel próprio.

Afinal, a diminuição torna o crédito imobiliário mais atrativo para grande parte da população. Uma estimativa realizada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) aponta que a cada 1% da diminuição nas taxas de juros, 2,8 milhões de pessoas se tornam potenciais para serem tomadoras do financiamento.
 

Quais as vantagens de escolher o financiamento?

O financiamento imobiliário possui benefícios que vão além da possibilidade de adquirir um imóvel para adequar conforme suas vontades.

Além da segurança de viver em seu próprio apartamento, adquirir um imóvel por financiamento é uma maneira de garantir uma possível renda fixa no futuro, por meio de aluguel para terceiros, e manter um bem de grande valorização em sua família. 

Para quem já assume parcelas similares para pagar um aluguel, a construção deste tipo de patrimônio familiar é uma grande vantagem. Além disso, caso exista a necessidade de mudança para outra região, você sempre poderá recuperar o valor investido, seja por meio da venda ou locação de seu imóvel. 

É possível escolher diferentes formas de financiamento que possibilitam variadas maneiras de quitação. Um exemplo é o financiamento por meio da tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), em que o comprador começa pagando um valor alto e termina de quitar seu financiamento com o menor preço, visto que o valor é reduzido a cada mês.

Contudo, para que o financiamento seja aprovado e você possa realizar seu sonho de sair do aluguel, é fundamental ter um planejamento financeiro e organização em relação aos gastos familiares. Uma decisão como esta deve ser avaliada com calma, buscando realizar o melhor negócio de sua vida.
 

Como renegociar o aluguel?

Enquanto você ainda não consegue realizar seu financiamento, uma boa opção é a renegociação de seu aluguel. Afinal, o aumento do IGP-M poderá comprometer sua segurança financeira. A variação dessa taxa não deve ser repassada de forma integral para os locatários, ainda que isso esteja previsto no contrato. 

Devido ao ano de instabilidade que vivemos, gerado pela crise causada pela pandemia do Novo Coronavírus, a cobrança da taxa integral o IGP-M poderia criar uma grande onda de quebra de contratos, visto que muitos não seriam capazes de honrar os compromissos. 

Por esse motivo, o contrato de locação deve ser rediscutido pelas partes, a fim de chegarem em um consenso que possa ser uma solução justa para ambos. Isso porque, não é do interesse de nenhum locador deixar seu inquilino sem condições de realizar a quitação. 

Agora que você entendeu como a Taxa Selic e o IGP-M podem influenciar nesta decisão, é o momento de organizar sua vida financeira para trocar o aluguel por um financiamento, garantindo um investimento seguro com e comodidade para você e sua família.

Quer saber o que é preciso para realizar logo o sonho do imóvel próprio? Então, confira os custos de comprar um apartamento!

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ